Serviço de Atenção Domiciliar – SUS

O que é Atenção Domiciliar SUS

A Atenção Domiciliar SUS é um serviço básico de saúde prestado pelo SUS, onde médicos, enfermeiros e outros profissionais SUS vão até a casa dos pacientes, tanto para fazer tratamentos, como para prevenir doenças ou reabilitações.

O programa de atenção domiciliar SUS faz parte da Rede de Atenção Básica à Saúde.

servico-de-atencao-domiciliar

Como funciona a atenção domiciliar SUS – SAD

Mas como funciona a atenção domiciliar SUS? O serviço está, a princípio disponível no SUS. No entanto, será disponibilizado de acordo com a possibilidade e a situação de cada usuário do SUS.

Geralmente tratam-se de casos com mais gravidade ou naqueles onde as pessoas não vão poder se deslocar até um hospital ou posto de saúde SUS por conta de sua condição de saúde. Ainda, as visitas médicas devem ser frequentes para se conseguir o serviço de atenção domiciliar SUS.

Para pacientes mais estáveis, que precisam receber atendimento médico mensal, por exemplo, é possível receber ajuda e apoio de equipe do SUS mais próxima da casa deste. Quando são casos mais graves, o serviço de atendimento domiciliar SUS segue um acompanhamento com diversas equipes médicas, fazendo parte do programa Melhor em Casa.

Vantagens atenção domiciliar SUS

As vantagens da atenção domiciliar SUS são enormes. Isso porque há toda uma atenção e cuidado dos médicos para com o paciente e sua família, bem como da situação da moradia para que haja esse tipo de ajuda.

Assim, o governo pretende evitar pessoas internadas sem necessidade, além de diminuir os riscos para o paciente, que estará sendo cuidado em casa. O atendimento domiciliar SUS (SAD) também melhora e deixa mais rápido o atendimento do Sistema Único de Saúde, sem contar que ajuda o governo a empregar melhor os recursos financeiros repassados para a saúde.

Se um paciente precisa de atendimento com outros equipamentos, aí sim dispensa-se o serviço de atenção domiciliar SUS ou pelo programa Melhor em Casa que é mais amplo e dispõe de várias especialidades.

sus-sad

Como receber atendimento domiciliar SUS

Para receber atendimento domiciliar SUS ou do Programa Melhor em casa, há diversas opções de profissionais e especialidade. É preciso se encontrar em situação em que o cuidado intensivo em casa é realmente necessário.

Para solicitar atendimento em casa SUS, é preciso fazer requerimento no hospital ou na unidade de saúde onde o paciente foi atendido ou esteve internado, ou, ainda, por pedido da Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento.

Se é o seu caso ou conhece alguém que precisa do serviço de atenção domiciliar do SUS, entre em contato com a unidade de saúde mais perto da sua casa. Se preferir, contate a Secretaria de Saúde do seu município ou do seu Estado para saber como funciona na sua região.

Não deixe de aproveitar todos os benefícios que o atendimento domiciliar SUS pode te proporcionar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *