Onde Retirar Medicamentos no SUS

SUS Retirar Medicamentos

Muitas pessoas não sabem, mas é possível conseguir remédio de graça no SUS – Sistema Único de Saúde. A seguir confira como fazer a retirada gratuita.

sus-remedios-gratuitos

Aqui Tem Farmácia Popular: o que é

O Programa Aqui Tem Farmácia Popular dá remédios de graça em todo o Brasil. Para retirar medicamentos do SUS é necessário mostrar a receita dada pelo médico, bem como um documento oficial de identificação com foto.

Não é raro que pessoas abandonem tratamentos médicos, muitas vezes arriscando a própria vida, porque não têm condições de pagar medicamentos. Mas isso pode mudar drasticamente. O Aqui Tem Farmácia popular dá medicamentos grátis para quem precisar.

Claro, há uma lista de remédios de graça do SUS que deve ser consultada antes. Mas é possível que pelo menos um dos seus remédios seja retirado gratuitamente no SUS.

Quer gastar menos? Aproveite os remédios gratuitos do SUS.

Para conferir a lista de medicamentos gratuitas do programa acesse o site: www.farmaciapopular.net

medicamentos-gratis-sus

Como retirar medicamentos SUS

Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza de que é possível retirar medicamento de graça no SUS. Veja a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME, ou a lista completa dos medicamentos gratuitos do SUS.

Também é preciso fazer o cartão SUS, também chamado de cartão nacional de saúde. Acesse o site do Ministério da Saúde para saber como fazer cartão SUS e onde você deve realizar a retirada deste.

O cartão SUS é válido em todo território nacional, sendo possível retirar medicamentos de graça em qualquer lugar do Brasil. Há, no entanto, remédios que são mais caros, conhecidos como medicamentos excepcionais. Estes são disponibilizados pela Farmácia de Alto Custo, cujas regras são diferentes.

Depois de tudo isso, você precisa encontrar um local que tenha o seu remédio de graça do SUS. É possível encontra-lo em breve pesquisa no Google mesmo ou junto à Secretaria de Saúde do seu Estado, que é a responsável pela distribuição dos remédios de graça.

Outra opção é a Farmácia Popular, em que você pode comparecer a qualquer farmácia cadastrada no programa do governo federal. Geralmente são grandes redes de farmácias privadas que fazem parte do programa do governo federal.

Cuidado! Há farmácias por aí cujo nome é “Farmácia Popular”, mas que nada têm a ver com o programa do governo federal. Logo, fique atento a isso.

Finalmente, para retirar medicamento de graça SUS é só você ir a uma das farmácias cadastradas no programa do governo federal levando sempre a receita e um documento oficial com foto, como RG, CNH, carteira profissional, carteira de trabalho, dentre outros.

A receita pode vir de qualquer médico cadastrado no Conselho Regional de Medicina, mesmo que você tenha sido atendido por plano de saúde ou ido a um médico particular. Ou, ainda, você pode ligar para Disque Saúde, no fone 136, por meio de um telefone fixo.

Remédio com desconto Farmácia Popular

Se infelizmente o seu remédio não for de graça pelo SUS, você pode ter descontos enormes ao optar por compra-los pelo Programa Farmácia Popular. Por meio do programa, é só levar a receita e documento, dizer o seu CPF, e ver a lista de medicamentos com desconto do governo federal.

Para quem faz tratamento de saúde economizar é certamente algo importante, já que determinados medicamentos podem custar bem caro. Também, verifique junto à sua farmácia favorita programas de descontos pelo CPF ou por programas de fidelidade. A diferença pode ser grande com relação à compra de remédios sem desconto.

onde-retirar-medicamentos-sus

Tratamentos de graça SUS

O SUS – Sistema Único de Saúde tem uma enorme gama de tratamentos de graça para a população. Qualquer pessoa pode fazer tratamento pelo SUS. Algumas cidades exigem agendamento em sistemas municipais e estaduais, por exemplo, para fazer consulta no SUS.

Entretanto, o tempo de demora para marcar consulta SUS pode variar de acordo com a região em que você mora. Há tratamentos de graça para diversos males, como para o tabagismo, doses de remédio contra HIV, dentre outras várias opções.

Vacina febre amarela gratuita SUS

Se você quer tomar a vacina febre amarela gratuita SUS, saiba que, a princípio, qualquer pessoa pode toma-la, salvo aqueles que tenham alguma doença que cause restrição.

Há locais no Brasil onde estão aplicando a vacina completa, que é necessária para certificado internacional de profilaxia, para quem vai viajar para outros países, por exemplo, ou a vacina fracionada SUS, que tem um tempo de ação menor. Enquanto a primeira dura pela vida toda, a segunda tem uma média de duração de 8 anos.

Uma vacina de febre amarela em clínica privada tem preço médio de R$ 200,00, que pode variar de acordo com sua cidade.

Odontologia SUS

Sabia que o SUS tem dentistas? É isso mesmo. Verifique junto à prefeitura da sua cidade para ter mais informações a respeito dos serviços odontológicos SUS.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *